Brincadeiras para gincana: atividades e dicas

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Que tal elaborar uma excelente gincana para o seu evento, assim poderá tirar a atenção das crianças dos aparelhos eletrônicos. As brincadeiras para gincana. As tarefas tem o intuito de divertir os participantes através de provas inusitadas e que geram muita expectativa e risada. Se você está pensando em organizar esse evento, separamos algumas boas atividades para gincana para você colocar em prática e dar ideias e dicas para crianças, jovens e até mesmo adultos.

Brincadeiras para gincana escolar infantil

Corrida da vassoura

A corrida da vassoura é uma prova muito divertida e além de exigir rapidez, envolve também concentração.

  • Para fazer a prova, serão necessárias vassouras.
  • Faça no chão uma linha de largada e um ponto final para a chegada.
  • Cada concorrente deve sair equilibrando uma vassoura na palma da mão (sempre deve estar aberta), e ir em direção a chegada.
  • Quem chegar primeiro vence a prova.
  • A vassoura não pode cair e caso caia, o participante deve voltar a linha de largada e iniciar a prova novamente.
  • Em caso de mais de um participante por equipe, é possível fazer com que a prova seja de revezamento.

Carrinho de mão

Essa atividade para gincana escolar para crianças é ideal para incentivar a cooperação, já que não dá para ganhar sozinho.

  • Para a competição é preciso dois participantes de cada equipe.
  • Um dos participantes deve deitar no chão (de barriga para baixo) enquanto o outro levanta suas pernas puxando com as mãos.
  • O participante que está no chão deve fazer força com os braços, e assim a corrida começa.
  • A pessoa de trás vai segurando as pernas, enquanto o que estava deitado deve ir correndo com as mãos.

Aperto

Além de divertir as provas e brincadeiras podem incentivar algo, como a brincadeira do aperto que mostra que a união é essencial para ganhar a prova.

  • Nessa prova participam duas equipes.
  • No chão deve ser desanhado dois quadrados, de modo que os participantes de cada equipe caibam apertadinhos nesse espaço.
  • Quando todos os participantes entrarem no seu espaço, conta-se 30 segundos.
  • A equipe que pisar na linha antes ou não respeitar o espaço perde vantagem.
  • A prova para e a equipe que perdeu a etapa anterior tem o quadrado reduzido.
  • O número de participantes continua o mesmo para as duas equipes e a ideia é que cada vez os participantes fiquem mais apertadinhos no espaço.
  • A equipe que não couber mais no espaço perde a prova.

Toca

  • Em um espaço desenha-se vários espaços no chão.
  • O número de espacinhos deve ser menor que o número de participantes da prova.
  • Separe-se uma quantidade igual de participantes de cada equipe para brincar.
  • As crianças devem ficar correndo sem entrar nos espacinhos, enquanto está tocando uma música.
  • Quando a música parar, cada criança deve correr para a toca (espaço).  Na toca só pode ter uma criança por vez.
  • As crianças que ficaram sem espaço saem da prova.
  • Para a próxima etapa, deve-se diminuir a quantidade de espaços, e sempre deixar o número menor que a quantidade de participantes.
  • No final, sobra apenas um participante e os pontos da vitória vão para a equipe da qual a criança faz parte.

Brincadeiras para gincana para jovens

Esponja de água

  • Para a brincadeira com jovens, é preciso de um balde vazio, um balde cheio e uma esponja que absorva água para cada equipe.
  • Posicione o balde com água e com a esponja na parte de trás.
  • Coloque a equipe em fila e na frete coloque o balde vazio.
  • Atrás do balde cheio um participante deve ficar em pé e será responsável por encharcar a esponja com água.Ele deve entregar a esponja para a fila que deve ir passando por cima da cabeça para o companheiro da frente.
  • O primeiro da fila deve torcer a água dentro do balde vazio.
  • Ganha a prova a equipe que encher o balde vazio primeiro.

Corrida do saco

  • Cada corredor deve receber um saco, e entrar dentro.
  • Da largada, o corredor deve sair saltando com o saco até chegar no ponto final da corrida.
  • Para integrar todos os participantes na prova, pode fazer um revezamento e a equipe que acabar a prova primeira ganha os pontos da atividade.

Pezão

  • Nessa atividade, cada participante deve receber um pé grande feito de papelão e amarrar nos pés.
  • A intenção é que os participantes corram até a linha de chegada.
  • Os pés enormes vão atrapalhar os participantes na corrida e muitos tombos virão.
  • O participante que chegar primeiro ganha a prova e dá pontos a equipe.

Cara na farinha

  • Para a prova, os participantes são colocados em uma bancada com pratos de farinha.
  • Em cada prato de farinha deve ter balas ou chicletes escondidos (a mesma quantidade por prato).
  • O número de balas ou chicletes deve ser anunciado ao candidato (ex: há 3 balas por prato). Com as mãos para trás, o candidato deve colocar o rosto no prato de farinha e o que candidato que retirar com a boca a quantidade total de bala/chiclete de seu prato ganha a prova.

Brincadeiras para gincana evangélica/ bíblica

Gincanas para o seu retiro

Corrida bíblica

  1. Cada grupo deve ter uma bíblia em mãos.
  2. O organizador da prova deve falar uma passagem bíblica (não vale ser difícil demais), e as equipes devem encontrar no livro sagrado onde a história é contada.
  3. O grupo que encontrar primeiro ganha a prova e assim o candidato que está representado o grupo dá um passo a frente.
  4. A equipe ganhadora é aquela que chegar ao final da corrida primeiro.

Stop biblíco

Essa brincadeira evangélica para gincanas é uma adaptação do tradicional jogo stop.

  1. Para cada equipe define-se um representante que vai responder no jogo.
  2. Após o sorteio de uma letra, os participantes devem responder o jogo com o uso de nomes bíblicos.
  3. Para compor o jogo é possível usar os seguintes itens: nome próprio, cidades e regiões citadas na bíblia, profetas e reis, rios, discípulos ou evangelistas, hinos, livros da bíblia.
  4. O jogo para quando o participante que preencher tudo primeiro pedir “stop”.
  5. Caso a letra seja difícil e os participantes não conseguirem responder, o organizador dá o stop.
  6. Para cada palavra certa, dá 10 pontos.
  7. Em caso, de participantes repetirem palavras, os que repetiram ganham 5 pontos.
  8. Ao final, ganha quem acumulou mais pontos.

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