5 brincadeiras legais para manter a diversão dentro de casa

5 brincadeiras legais para manter a diversão dentro de casa

Não estamos no mesmo barco: ficar o tempo todo em casa sem crianças é bem diferente de estar com elas 24 horas por dia. Você concorda?

E por mais cansativo que seja o contexto de hoje, a solução é respirar fundo, contar até 10 e ver as possibilidades de entretenimento em casa!

Já parou pra pensar o quanto sonhávamos em passar mais tempo com a família, brincar com as crianças, ler livros à noite e não correr para lugar nenhum...é hora de realizar esses sonhos!

Mas bate a dúvida: como passar tempo com as crianças de maneira não monótona para elas? Afinal de contas, para os pequenos, com toda a sua energia, fica difícil ficar sentado entre quatro paredes.

Para ajudar, selecionamos para você 5 ideias simples de brincadeiras para manter seus filhos em movimento em casa, se divertindo e aprendendo! E o melhor: vai sobrar tempo até pra você relaxar! Se ainda é uma missão impossível atender ligações de trabalho e fazer reuniões online com as crianças por perto, essas ideias serão mais valiosas ainda:

1. Pista de Obstáculos:

Que tal criar um ambiente de jogo - versão realista - dentro de casa? Monte uma pista de obstáculos! Andar na faixa de meias, pular no travesseiro, rastejar debaixo das cadeiras, pular na fronha...a imaginação será a principal aliada e as crianças terão toneladas de ideias!

2. Jogo "Robô"

Modo A: Você está no controle da criança, dê o comando que desejar: "2 passos à frente, 1 passo à esquerda, pule, dê um passo atrás", etc.

Modo B: Hora de vendá-la e esconder um brinquedo. A tarefa da criança, sob seus comandos, é encontrá-lo.

Modo C: Agora a criança controla você. Cumpra os comandos de movimento!

3. Origami

Mais do que um simples pedaço de papel, os origamis são uma ótima maneira de mostrar como as dobraduras podem criar um mundo de possibilidades! 

Sabe aqueles papeis de desenhos antigos ou trabalhinhos que você ia descartar na próxima arrumação? Use-os para montar animais e objetos e, quem sabe, um lindo enfeite para o quarto das crianças ou a brinquedoteca.

E se preferir começar com cartões que já contém as marcações das dobraduras, você pode contar com nosso Origami Kids.

4. Pegue a Bola

Esses são exercícios neuropsicológicos simples com o objetivo de desenvolver a coordenação visual-motora e a interação funcional hemisférica.

A criança arremessa a bola com a mão direita e pega com a esquerda. Depois arremessa com a esquerda e pega com a direita. A ideia é mudar as mãos periodicamente.

Está difícil? É só jogar a bola um para o outro. Fácil demais? Faça os mesmos exercícios em uma perna só.

5. Usando balões

Os balões são sempre simples e divertidos! Uma boa oportunidade para manter seu filho ocupado.

Opções de jogo:

Não deixe a bola tocar o chão, toque nela e mantenha por mais tempo pairando no ar.

Fácil? Então coloque as mãos atrás das costas, você não pode tocar a bola com as mãos!

Que tal manter o balão no ar apenas soprando nele? Tente! Você pode usar canudos ou outros objetos. Vai ser uma diversão só!

E aí, gostou das dicas? 

Vale lembrar que agora, mais do que nunca, é importante se reinventar e usar a criatividade para tornar esse período em casa o mais prazeroso possível!

Tem alguma outra ideia de brincadeira? Deixa aqui nos comentários para que mais mamães e papais possam ver e se inspirar!