Doces

Trufa com Praliné de Avelã

Trufa pralinéINGREDIENTES

Praliné de nozes

10 colheres de (sopa) ou 100g de açúar cristal
4 colheres de (sopa) ou 40 ml de água filtrada
1 colher de (sopa) ou 10g de vinagre de álcool
2/3 de xicara de (chá) ou 100g de avelã triturado
Massa trufada cremosa

2 e ½ xícara (chá) ou 500g de chocolate tipo blend
¾ xícara (chá) ou 200g de creme de leite
Cobertura da trufa

2 xícaras (chá) ou 400g de cobertura sabor chocolate meio amargo
½ xícara de (chá) ou 100g de cobertura sabor chocolate ao leite

MODO DE PREPARO

Praliné de Avelã

Em uma panela, hidrate o açúcar adicionando a água aos poucos. Leve ao fogo brando e, sem mexer, deixe até ficar na cor caramelo claro. Adicione o vinagre e deixe por mais 1 minuto. Para saber se a calda está no ponto, pegue um pouco com uma colher e pingue em um copo com água, se endurecer está no ponto. Quando estiver no ponto, adicione a avelã e mexa até formar uma massa crocante. Despeje sobre uma superfície lisa (mármore de preferência) untada com manteiga. Com um rolo untado com manteiga, espalhe a massa até a espessura desejada e deixe esfriar. Quebre bem fino ou passe num processador de alimentos para obter uma farofa e guarde num recipiente fechado.

Massa Trufada Cremosa

Derreta o chocolate blend conforme as instruções da embalagem e misture com o creme de leite até ficar homogêneo. Leve à geladeira por 3 horas para melhorar a consistência. Bata na batedeira até formar um creme leve, adicione o praliné de avelã e misture delicadamente. Leve à geladeira por 1 hora para melhorar a consistência para manusear. Forme pequenas bolinhas irregulares com duas colheres de chá e coloque sobre uma superfície plana forrada com papel-manteiga. Já modeladas, volte à geladeira.

Cobertura de Trufa

Derreta a cobertura sabor chocolate meio amargo conforme as instruções da embalagem. Passe as trufas geladas no chocolate derretido, faça movimentos circulares envolvendo toda a superfície. Coloque sobre uma superfície plana e forrada com papel-manteiga. Derreta a cobertura sabor chocolate ao leite conforme a embalagem e coloque em um cartucho de papel-manteiga e risque as trufas. Leve à geladeira por cerca de 3 minutos para cristalização final da cobertura. Retire da geladeira e corte as aparas com uma tesoura própria para alimentos.

Dica

Caso prefira, substitua as avelãs por castanha-de-caju, nozes ou castanha brasileira.

Rendimento: 30 trufas aeradas com praliné de avelã.

Tempo de preparo: 1h a 1h30.

Em francês Praliné quer dizer “amêndoa coberta e torrada”. Na Bélgica é “bombom de chocolate”.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Categorias