Dicas

Plano de aula para semana da pátria

semana da pátria

E iniciamos as comemorações da “Semana da Pátria”, sendo essa atividade fundamental para formação dos nosso pequenos, porque será as primeiras lições sobre pátria, ou melhor, patriotismo para os nossos mimos. Pensando nisso, resolvemos disponibilizar um plano de aula para te auxiliar neste trabalho.

Objetivos
Busque realizar várias atividades que envolvem brincadeiras com o tema, assim despertar o amor a pátria entre os pequenos. Dica: busque desenvolver a linguagem oral e corporal e incentivar o amor à Pátria.

Metodologia
Explorar e trabalhar algum livro relacionado ao tema da independência. Sugerimos o livro “Chapéu de papel’. Aproveite para trabalhar também com músicas, como Um tal de D. Pedro, baixe aqui. Em seguida confeccione chapéu e espada para os alunos.

Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acode acode acode
A bandeira nacional

Trabalhando as cores da bandeira
Trabalhe as cores presentes na bandeira do Brasil: verde, amarelo e azul. Algumas dicas:
Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação.
Colocar 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
Aproveite a oportunidade para falar sobre a cores e explorar os vários tipos de artes e texturas dos trabalhos: faça colagem com papel crepom, pintura, retalhos de EVA, casca de ovo, lixa, areia, algodão… enfim, tudo pintado com verde e amarelo.
Cada aluno pode trabalhar com uma folha sulfite, as cores e texturas separadamente. Junte tudo e monte uma bandeira gigante!
Oficina de arte e sucata
Não se esqueça de organizar uma oficina com muita arte! Fazer a Bandeira do Brasil com colagem de papel crepom, tampinhas pet ou carimbo das mãozinhas é uma ótima dica.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Categorias