Doces

Pão de mel gelado com cobertura de chocolate

pão de mel gelado 1
Receita básica do Pão de Mel – VEJA > AQUI < como preparar

Para a calda >

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de açúcar
1 sachê de chá da Twinnings – tipo CHAI
1 cravo
1 pau de canela

Nota: essa calda pode ser feita de várias maneiras: leite comum e leite de coco (como na aula), leite com licor de cacau ou outro, calda de ameixas pretas aferventadas e adoçadas, sucos à sua escolha e outras.

>Preparo da calda
Ferva o leite com o cravo e o pau de canela. Desligue o fogo, adicione o açúcar e o sachê do chá e deixe em infusão até ficar de morno para frio. Coe tudo.

Para a cobertura
>Ingrediente
500 g (aproximadamente) de chocolate fracionado ao leite ou meio amargo – usei Harald

>Preparo da cobertura
Siga as instruções da embalagem para o derretimento.
Não trabalhe com mais de 500 g por vez.

Execução
(Veja as fotos)

montagem pão de mel gelado

Preaqueça o forno, unte e forre uma assadeira retangular com papel manteiga. Coloque o equivalente à no máximo 2 dedos de altura da massa crua. Leve para assar até fazer o teste do palito, que sairá seco ao ser espetado no meio do bolo. Aguarde a massa secar bem, ou da noite para o dia ou deixe secar na geladeira.

Retire o pão de mel da assadeira. Utilize uma régua para fazer a marcação dos cortes, tentando fazer os pedaços os mais regulares possíveis. O meu deu para fazer 32 quadradinhos de 4 x 4 com.

Mergulhe cada um desses quadradinhos na calda (já esfriada) com o auxílio de uma escumadeira. Esse mergulho é breve, só para molhar e escorrer logo em seguida. Disponha esses quadradinhos em uma assadeira e espete um palitinho de madeira em uma das laterais para auxiliar na hora de banhar com chocolate.

Ao fim desse processo, cubra com filme plástico e leve ao freezer até endurecer. Quando estiverem congelados, podem ser guardados em pote tampado por até 3 meses no freezer.

Para banhar
Derreta o chocolate nobre ou o fracionado, seguindo as instruções de preparo de cada um especificamente.
Transfira esse chocolate para uma tigela ou bowl de tamanho menos largo e mais profundo para concentrar o chocolate e facilitar o cobrimento do pão de mel.
Retire os quadradinhos do freezer de 5 em 5 unidades para eles não descongelarem e soltarem do palito (isso acontece em alguns minutos, mesmo com temperaturas mais baixas).
Segurando pelo palito, mergulhe o pão de mel no chocolate até cobri-lo totalmente. Deixe escorrer o excesso e vá dispondo um por um em um tabuleiro revestido de papel alumínio, já retirando o palitinho (vá rodando que ele solta). Aguarde endurecer completamente para retirar.

Nota: o pão de mel gelado não pode ser recheado, cada um é de um tipo diferente.

Fonte: Caldeirão

Categorias