Dicas p/ mamãe

Gravidez após o aborto: quais os cuidados e quando engravidar?

Essa é uma dúvida muito comum entre as futuras mamães que, infelizmente já sofreram algum aborto. Pois, não é por causa desse fato que irá passar a vontade de engravidar novamente. No entanto, quais os cuidados devem ser tomados para essa nova gestação?

Com relação a parte física a mulher não deve ser preocupar, porque com apenas alguns dias está recuperada, assim desde que a menstruação voltar ao normal, aproximadamente de quatro a seis semanas, ela está apta para tentar engravidar novamente.

Cuidados antes da próxima gravidez depois do aborto:

A resposta depende! Se tiver ocorrido o aborto logo no início da gestação, isto é, até 12 semanas, na grande maioria, ele ocorre por alteração no embrião e a mulher não precisa passar por nenhum tratamento médico para começar a tentar uma nova gravidez.

Por outro lado, depois desse período, ou seja, a partir da 20ª semana será necessário saber o motivo do ocorrido. Em geral, tem a ver com o colo do útero e o médico deve investigar se ela tem o colo firme ou aberto. Se for aberto é indicado que, quando engravidar, o obstetra trabalhe com a possibilidade de dar um ponto no colo do útero para segurar este bebê, porque se isso não acontecer, ela pode sofrer outro aborto e cada vez mais precoce.

Quando a mulher pode engravidar novamente depois de um aborto?

Se o aborto foi precoce e a mulher passou por uma curetagem ou se o próprio organismo  eliminou por completo o saco gestacional e os restos ovulares, ela não precisa esperar muito tempo para engravidar não, isso porque não houve crescimento uterino. Então, neste caso, após a menstruação, se no mês seguinte ela quiser engravidar, já pode começar a ingerir ácido fólico, com recomendação médica claro, e tentar novamente!

Já a mulher que sofreu aborto tardio, após a eliminação do embrião, é interessante que ela passe por uma avaliação médica antes de tentar uma nova gravidez. Convém esperar mais ou menos dois meses para que o útero volte ao seu tamanho normal e aí, com a liberação do médico, pode tentar engravidar novamente!

Fonte: Soumae

Categorias