Chá de bebê

Dicas para organizar chá de bebê

como-organizar-cha-de-bebe2

1) Escolha o tema

Tudo fica mais fácil quando um tema é definido! Você vai conseguir escolher tudo – decoração, bolo, lembrancinhas, convite – de forma mais eficiente seguindo um tema. O tema pode simplesmente ser uma cor, como por exemplo, tudo amarelo, pode ser sutil, tudo com bolinhas, ou pode ser temático de verdade como tema ursinho, coruja (mãe coruja) etc.

2) Defina qual o tipo da festa

Hoje em dia pode ser chá de bebê tradicional (com lista de presentes variados para o bebê), chá de fraldas (no qual todos os presentes são fraldas, mais fácil para as convidadas e para as mamães que já fizeram enxoval completo) ou chá de body  (no qual as convidadas fazem durante a festa bodies personalizados de presente!)

3) Escolha a data e o local do chá

O ideal é que o chá de bebê aconteça no 7º mês de gravidez (6º se for de gêmeos ). Defina um sábado ou domingo para que aconteça a festa e também o local, que pode ser sua casa, jardim, salão de festas do prédio.

4) Convide alguém para ser a organizadora oficial

Pode ser a irmã, prima, a própria mãe da grávida ou melhor amiga. Informe sua organizadora sobre as suas expectativas para o chá de bebê: quer brincadeiras ou não, quer que os homens participem ou não, quer algo íntimo e simples ou uma grande festa, se pode ter bebida alcoólica ou não.

5) Defina a lista de convidados

Defina quantas pessoas cabem no local escolhido para  a festa, afinal é importante que tenha conforto e lugar para todos. Número de convidados definido, pense nas pessoas mais próximas que você gostaria de dividir este momento de felicidade entre familiares e amigos. É a futura mamãe quem deve fazer a lista de convidados e passar a relação para os organizadores convidarem.

6) Envie os convites

O convite para chá de bebê pode ser entregue tanto pessoalmente como virtual. Informe o evento (chá de bebê), nome do bebê, nome da mamãe e papai, data, local, horário de início e fim (como não é uma festa muito longa, é importante informar o horário de término para não correr o risco de ter convidados chegando ao final). Pode ser colocado o contato da organizadora, caso a convidada tenha dúvidas. Envie o convite entre 30 e 20 dias antes da data do evento.

7) Deve-se colocar o presente no convite ou não

A lista de presentes para o chá de bebê deve ser definida pela mamãe (só ela sabe o que gostaria ou precisa ganhar) e informada para a pessoa que está ajudando na organização do chá. Você pode colocar o local ou site da lista de presentes no convite, e cada convidada escolhe o que presentear. Se a opção for por chá de fraldas, fica mais fácil, todos os presentes serão fraldas e pronto.

8) Escolha as bebidas e guloseimas

Pense em coisas fáceis de servir, como mini sanduíches e canapés. Assim você não irá precisar se preocupar tanto com garfinhos e pratinhos. Opções como mini sanduíches, canapés, mini quiches,cupcakes tem outra vantagem: você pode montar na mesa antes do início da festa e não precisa se preocupar mais. Caso não tenha, seja quem for que esteja organizando o chá, é sempre mais elegante e mais gostoso a pessoa ficar entre as convidadas se divertindo do que correndo na cozinha para esquentar algo.  Equilibre opções de “guloseimas” com opções saudáveis também.

9) Fazer brincadeiras

Um chá de bebê não precisa ter, obrigatoriamente, brincadeiras, pode ser apenas reunir as amigas em homenagem à grávida, e ajudá-la com o enxoval presenteando com um item e comemorar. A não ser, que a futura mamãe faça questão das brincadeiras. A mais tradicional é adivinhar o presente recebido e, se errar, obedecer a um castigo escolhido pela organizadora. Outra brincadeira gostosa é cada convidada levar uma foto de quando era bebê ou criança, e a grávida ter que adivinhar quem é.

10)   Defina as lembrancinhas

Lembrancinhas nunca são obrigatórias, mas já que a convidada foi até sua casa e levou um presente, é sempre educado retribuir com uma lembrancinha. O ideal é pensar em lembrancinhas comestíveis como um cupcake, uma latinha de cookies, biscoitos decorados. Ou em algo que seja útil mesmo após o final do chá de bebê. Evite fotos com o nome do bebê e coisas do tipo, lembrancinhas assim geralmente são esquecidas.

Categorias