Doces

Como fazer cobertura para bolo de aniversário

bolos-decorados-com-rosas-12

O segredo para aprender a fazer cobertura para bolo de aniversário é praticar um pouco e deixar a imaginação fluir. Confira algumas receitas de coberturas de bolo mais utilizadas por profissionais e amadores.

Glacê real

O Glacê real é uma cobertura seca e endurece muito rápido, por isso é necessário sempre mantê-la coberta a todo momento.

Ingredientes:

2 claras de ovos grandes;
2 colheres de chá de suco de limão;
3 xícaras de açúcar de confeiteiro bem peneirado.

Modo de preparo

Misture o suco de limão com as claras e bata até que estejam bem misturados (não deixe ficar em ponto de neve). Acrescente o açúcar aos poucos até que esteja bem incorporado às claras. Se achar que está muito líquido, coloque um pouco mais de açúcar, até engrossar. Use o glacê imediatamente ou transfira-o para um recipiente fechado, porque ele seca e endurece rápido. Cubra com filme de PVC enquanto confeita o bolo.

Creme de manteiga (buttercream)

Um das coberturas mais clássicas que existem, muito utilizada para decorar cupcakes. Os ingredientes principais do creme de manteiga, também chamado de buttercream, tradicional dos EUA, é o açúcar de confeiteiro e a manteiga. Depois vem a gordura vegetal hidrogenada e corantes em forma de pasta para colorir.  Vamos à receita!

Ingredientes:

1/2 xícara de gordura vegetal hidrogenada;
1/2 xícara manteiga em temperatura ambiente;
1 colher de chá de essência de baunilha;
4 xícaras de açúcar de confeiteiro;
2 colheres de sopa de leite.

Modo de preparo:

Bata bem a gordura vegetal e a manteiga, até que formem picos. Em seguida, acrescente a baunilha e o açúcar aos poucos. Coloque então o leite e bata de novo, até que a massa fique cremosa e leve. Se quiser usar um corante para dar cor, acrescente neste momento e continue batendo. E caso deseje deixar um pouco mais mole adicione outras duas colheres de leite.

Pasta americana

A pasta americana é aquela que fica bem lisinha e permite modelar de várias formas. Exige um pouco mais de experiência, pois é uma técnica mais complexa. A pasta americana se parece muito com massinha de modelar.

Ingredientes:

7 colheres (sopa) de água;
7 colheres (sopa) de gelatina em pó sem sabor;
3 colheres (sopa) de glucose;
100 g de manteiga para cozinhar;
Essência incolor com sabor de sua preferência;
Açúcar impalpável (o quanto baste);
Corantes comestíveis (em gel) nas cores que preferir.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a gelatina e as colheres de água e dissolva totalmente em banho-maria, mexendo sempre. Juntar a glucose e a manteiga e dissolver bem. Por último, adicionar essência de sabor de sua preferência, sempre incolor. Em uma superfície lisa, faça um monte com a açúcar impalpável e deixe o centro fundo, como um buraco. Despeje o líquido no centro. Misture bem com as mãos, até adquirir consistência para abrir com o rolo (como a massa de um pão). Na superfície lisa, polvilhar um pouco de açúcar impalpável. Abrir a massa com um diâmetro suficiente para cobrir o bolo e com espessura de cerca de três milímetros. Coloque a pasta americana por cima do bolo. Passe o alisador para tirar as imperfeições. Com o cortador de pizza, corte a pasta que sobrou dos arredores do bolo.

Creme de manteiga com chocolate

O creme de manteiga com chocolate é perfeito para cobrir qualquer bolo que exija um acabamento marrom. Por ser versátil e saboroso, pode ser utilizado até para rechear bolos.

Ingredientes:

1/2 xícara de gordura vegetal hidrogenada;
1/2 xícara de manteiga ou margarina em temperatura ambiente;
3/4 de xícara de cacau em pó sem açúcar;
1 colher de chá de essência de baunilha;
4 xícaras de açúcar de confeiteiro;
3-4 colheres de sopa de leite.

Modo de preparo:

Bata bem a gordura vegetal e a manteiga, até que formem picos. Em seguida, acrescente o cacau, a baunilha e o açúcar pouco a pouco. Coloque o leite e bata de novo, até que a massa fique cremosa e leve. Caso deseje uma cor mais escura, adicione mais 1/4 de xícara de cacau (ou 30 gramas de chocolate meio-amargo derretido) e outra colher de leite. Ao guardar, tampe o creme com um pano úmido até o momento em que for usá-lo. Você pode também guardar na geladeira em um recipiente bem vedado por até duas semanas.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Categorias